O segundo encontro com os Professores Cursistas foi mais tranquilo. O grupo já era conhecido e o gelo tinha sido quebrado.
Nos preparamos bem com as leituras do TP3 e outras sugeridas nas Referências Bibliográficas.
Após a mensagem inicial sobre as Sementes, mostrando uma velhinha espalhando sementes para enfeitar os caminhos, aludindo metaforicamente à nossa árdua tarefa de educadores, semeadores do conhecimento nas almas adolescentes, começamos introduzindo o Curso através de três perguntas.
Dividimos os Cursistas em grupos e responderam as seguintes questões:
1. O que você espera do GESTAR II como programa de formação continuada em serviço?
2. Em que o Curso pode ajudar na sua formação como educador?
3. Elabore perguntas com dúvidas que você tem sobre o programa.
Em seguida os grupos fizeram a socialização e nós fizemos uma síntese para expor em cartazes para o próximo encontro.
Na sequência partiu-se para a leitura introdutória do TP3 e a distribuição das seções para estudo em pequenos grupos.
Após o almoço houve a socialização das seções das Unidades 9 e 10. O grupo participou ativamente anotando, questinando, demonstrando interesse pelos temas e abordagens feitas.
Gêneros textuais, em sua nova abordagem, à luz do olhar de Marcuschi, causou interesse e curiosidade. Recomendamos algumas leituras complementares sobre este assunto.
Em grupos, também foi realizada a classificação dos Gêneros e Tipos textuais a partir do Envelope da Linguagem, com a socialização também desta tarefa. Para entender melhor essa classificação, segundo o estudo de Marcuschi, fizemos um esquema em cartaz para que todos pudessem visualizar o estudo.
Como última atividade do dia, ainda em grupos, analisaram os AAAs e definiram um AVANÇANDO NA PRÁTICA para aplicar lá na sala de aula.
Todos saíram com o compromisso de levar para o próximo encontro um Portfólio identificado, com as atividades e o Relatório do Aplicando na Prática.
Nos preparamos bem com as leituras do TP3 e outras sugeridas nas Referências Bibliográficas.
Após a mensagem inicial sobre as Sementes, mostrando uma velhinha espalhando sementes para enfeitar os caminhos, aludindo metaforicamente à nossa árdua tarefa de educadores, semeadores do conhecimento nas almas adolescentes, começamos introduzindo o Curso através de três perguntas.
Dividimos os Cursistas em grupos e responderam as seguintes questões:
1. O que você espera do GESTAR II como programa de formação continuada em serviço?
2. Em que o Curso pode ajudar na sua formação como educador?
3. Elabore perguntas com dúvidas que você tem sobre o programa.
Em seguida os grupos fizeram a socialização e nós fizemos uma síntese para expor em cartazes para o próximo encontro.
Na sequência partiu-se para a leitura introdutória do TP3 e a distribuição das seções para estudo em pequenos grupos.
Após o almoço houve a socialização das seções das Unidades 9 e 10. O grupo participou ativamente anotando, questinando, demonstrando interesse pelos temas e abordagens feitas.
Gêneros textuais, em sua nova abordagem, à luz do olhar de Marcuschi, causou interesse e curiosidade. Recomendamos algumas leituras complementares sobre este assunto.
Em grupos, também foi realizada a classificação dos Gêneros e Tipos textuais a partir do Envelope da Linguagem, com a socialização também desta tarefa. Para entender melhor essa classificação, segundo o estudo de Marcuschi, fizemos um esquema em cartaz para que todos pudessem visualizar o estudo.
Como última atividade do dia, ainda em grupos, analisaram os AAAs e definiram um AVANÇANDO NA PRÁTICA para aplicar lá na sala de aula.
Todos saíram com o compromisso de levar para o próximo encontro um Portfólio identificado, com as atividades e o Relatório do Aplicando na Prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário