quarta-feira, 24 de junho de 2009

RELATÓRIO DO 6º E 7º ENCONTRO - PROJETO

No dia 24 de junho de 2009, houve orientação para a elaboração do Projeto a ser aplicado a partir das discussões do Gestar II, no NEP (Núcleo de Ensino Profissionalizante), Maravilha. No dia 01 de julho, houve novo encontro para tratar também do Projeto, tendo como local a EMEB. "José Theobaldo Utzig", em Pinhalzinho.
Abaixo segue o roteiro apresentado e discutido nos encontros.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
- capa;
- folha de rosto;
- sumário;
- tema;
- problemática;
- fundamentação teórica;
- objetivos;
- metodologia;
- cronograma;
- equipe de trabalho:
- avaliação;
- referências
Capa; folha de rosto e sumário (modelo padrão).

Tema:
Definir um tema contextualizado à sala de aula, mas que seja possível desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa.

Problemática:
Problema é uma interrogação que o pesquisador faz à realidade;
Nenhum tema pode ser tratado se não for um problema;
Em um pequeno texto, definir uma situação-problema a ser focada mediante o desenvolvimento do projeto.

Fundamentação teórica ou referencial teórico:
Nesta etapa, o investigador apresenta uma seleção de estudos e observações já feitas com relação à problemática em investigação.
A revisão de literatura visa demonstrar o conhecimento que o pesquisador tem da área problema, rever as mais recentes pesquisas desenvolvidas na área escolhida e descrever o campo de atuação onde o estudo se propõe a estender o conhecimento teórico e/ou prático. Ela também pode incluir discussões em torno de novas metodologias, técnicas, análises, estatísticas e outros desenvolvimentos pertinentes ao problema, que o investigador planeja utilizar ou adaptar para o seu estudo.
As ideias desenvolvidas deverão ser encadeadas, com nexo e coerência para não comprometer a qualidade textual. A redação deve ser clara e simples, respeitando as normas básicas da gramática e da lingüística.

Objetivos:
objetivo geral – definir de modo geral e abrangente o que se pretende alcançar com o projeto. Mostrar onde você quer chegar, indicando de forma genérica qual o objetivo principal a ser alcançado, sem qualquer comentário adicional. Deve ser claro e conciso.

Objetivos específicos - detalhar o objetivo geral mostrando o que se pretende alcançar. Indicar exatamente o que será realizado visando atingir o objetivo geral. Os objetivos devem iniciar sempre com um verbo no infinitivo.

Metodologia ou procedimentos metodológicos:
Neste item descreve-se de forma clara o que será realizado no desenvolvimento do projeto. Na metodologia, deverão estar contempladas as respostas das seguintes questões: com quem? Onde, quando e como irei realizar o projeto? Quais os instrumento utilizados para a pesquisa e o desenvolvimento do mesmo?
Metodologia é, então, o conjunto de procedimentos e técnicas que serão utilizados para chegar aos objetivos e, dessa forma, resolver o problema que foi selecionado para o projeto.

Cronograma:
No cronograma especifica-se as atividades da pesquisa e o período necessário para o planejamento, a execução e a elaboração do relatório final. É a previsão das atividades.
Elaboração do projeto: 24 de junho a 19 de agosto.
Aplicação do projeto: 19 de agosto a 10 de novembro.
Elaboração do relatório: 10 a 30 de novembro.

Esse cronograma poderá sofrer alterações.

Equipe de trabalho:
Definir as áreas de conhecimento envolvidas (ciências da comunicação, das exatas e das humanas), assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.

Avaliação:
Produzir um texto, detalhando a forma de avaliação adotada no decorrer das atividades desenvolvidas e quais os instrumentos utilizados.

Referências
Indicar as fontes de pesquisa

terça-feira, 23 de junho de 2009

RELATÓRIO DO 5º ENCONTRO

No dia 10 de junho de 2009 aconteceu o 5º encontro do Gestar II, com os docentes de Língua Portuguesa, no auditório da SDR de Maravilha. Os professores foram recepcionados às 8 horas com uma mensagem no multimídia. Em seguida aconteceu a representação teatral de uma história criada por um grupo de alunos da Escola de EB Oscar Majolo, de São Miguel da Boa Vista, coordenado pela Professora Sirlei Irani Greff. Depois desta motivação, iniciou-se a socialização do Avançando na Prática que cada professor realizou em sua escola. Percebeu-se comprometimento, empenho e satisfação de todos os que fizeram as atividades. Estão obtendo sucesso em suas atividades, até causando certa inveja aos colegas de outras áreas. Após esta atividade, trabalhou-se em grupos com a transposição de gêneros, a partir da história Chapeuzinho Vermelho. O resultado foi surpreendente. Viajou-se no tempo e no espaço, mergulhou-se no mundo da fantasia e no reino das palavras. Devido esta experiência ter sido rica e produtiva, surgiu a ideia de recolher algumas atividades com o objetivo de socializar com os demais professores da área de Comunicação e Expressão de SC, divulgando no jornal DC, num encarte especial que há para a publicação de trabalhos e projetos escolares. Depois desta atividade, os professores partiram novamente para os grupos onde estudaram as Seções das Unidades 15 e 16 do TP4. Como o tempo foi curto, não foi possível socializar este estudo, ficando o compromisso de cada um(a) escolher uma atividade para aplicar junto aos seus alunos e levar para socializar posteriormente. Combinou-se o encontro seguinte cujo tema será a discussão e a implementação de um Projeto, na unidade escolar onde trabalha, a partir das discussões e estudos do Gestar II.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

RELATÓRIO DO 4º ENCONTRO

“Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro.”
Com essa consciência é que realizamos o 3º encontro do Gestar II, dia 27 de maio, no auditório da SDR de maravilha.
Iniciamos com uma mensagem reflexiva e em seguida houve a socialização das atividades Avançando na Prática, das Unidades 11 e 12 do TP3, de cada Professor participante. Foi um momento de enriquecimento mútuo, uma que vez que o ensino da escrita e da leitura é um processo lento e requer paciência e dedicação, características presentes nesse grupo de Maravilha, demonstrados em todos os encontros realizados até então. Com certeza esses professores farão a diferença em suas escolas e na qualidade de suas aulas.
Uma vez relembrados os Gêneros Textuais e as Tipologias Textuais, partiu-se para o estudo em grupos das Unidades 13 e 14 do TP4.
À tarde reiniciamos com o texto Gaiolas e Asas de Rubem Alves e a socialização das seções estudadas sobre O letramento; Letramento e diversidade cultural; Conhecimento prévio e a atividade de escrita e leitura na escola; O processo da leitura; Onde está o significado do texto; Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto; Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?
Cada docente escolheu uma atividade para aplicar na prática e encerramos o encontro tendo certeza do dever cumprido e desejando um bom retorno e trabalho a todos.