O décimo quinto encontro do Gestar II aconteceu dia 04/11/2009, na SDR de Maravilha, com duração de 8 horas. O tema escolhido para este dia foi a Revisão do Conteúdo Curricular de Língua Portuguesa, tendo em vista a riqueza Teórico-Prática dos Cadernos estudados (TPs), durante os encontros do Gestar II, objetivando também unificar o Currículo do Ensino Fundamental nas escolas de abrangência da 2ª GERED.
Foi um dia de muita interação, reflexão e crescimento mútuo. Aliás, essa foi a tônica de todos os encontros do Gestar II. Tivemos momentos de socialização de nossos estudos e também das práticas efetivas dos professores cursistas, através das apresentações artístico-culturais dos seus alunos.
Neste encontro apresentaram-se os alunos dos municípios de Iraceminha e Modelo. Foram apresentações que dispensam comentários, simplesmente maravilhosas e fazem pensar na função da Literatura que, de fato, é emancipadora, já que possibilita visualizar cenários geográficos e temporais, modos de pensar, sentir, agir e ver o mundo além da compreensão do próprio indivíduo na busca do prazer e do lazer.
Partindo deste contexto e do ponto de vista sociointeracionista, a língua é entendida como produção humana e, portanto, não é dada e acabada, mas produzida historicamente nas e pelas relações sociais. Assim, a realidade da língua não é sua estrutura, nem a expressão individual de um locutor solitário, mas fenômeno social das interações que se realizam pela enunciação, produto da interação de dois ou mais indivíduos organizados socialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário